quinta-feira, 4 de novembro de 2010

MEMÓRIA LITERÁRIA

MEMÓRIA LITERÁRIA
Entrevista feita pela aluna Renata Araújo Paixão.

O acontecimento mais importante da minha vida foi sem dúvida a minha infância e adolescência, onde tudo era brincadeira e divertimento. Eu e minhas amigas adorávamos brincar de roda e fazer balanço nas árvores.
Quando estava na faixa dos 13 a 15 anos, o que me importava mesmo era os namoricos. Também adorávamos conversar e paquerar a sombra de um pé de laranja que ficava a pouca distância da minha casa. Nesse tempo as casas onde morávamos não era tão arrumadas como hoje, e as coisas modernas que as pessoas usam atualmente ainda não eram tão usadas.
Mas hoje em dia, as coisas mudaram e as crianças não querem mais brincar de roda, gangorra e boneca de pano e sim a preferência por celulares, computadores, bicicletas, vídeo game ou mesmo “verdade ou consequência”.
Aos 18 anos de idade, casei-me com Zé, que tem como nome completo José Santos Braga e tem atualmente 77 anos. Tivemos juntos 9 filhos sendo 5 mulheres: Antônia, Maria Antônia, Ana Maria, Joana e Rosenilda; e 4 homens: José Carlo, Paulo José, Carlos Antônio e Moisés.
Vivo com o Zé á 53 anos e nos damos muito bem, adoramos visitar nossos filhos aos domingos.
No início do nosso casamento, morávamos numa casinha simples de tábua, mais o tempo se passou e com a ajuda dos nossos filhos, moramos agora numa casa confortável.
Somos aposentados, temos 16 netos e a nossa filha caçula Rosenilda está grávida de uma menininha.
Acho incrível como as coisas mudaram, o jeito da cidade, as pessoas, o comportamento, o jeito de se vestirem! Antes a cidade era como se fosse um sitiozinho de interior e atualmente quase nem árvores vejo mais, apenas casa e locais de comércio.
Acho bom a modernização, mas não posso negar que na minha época era tudo muito melhor, principalmente a simplicidade das pessoas.


Texto baseado na entrevista feita Maria Joana Souza de Jesus, 71 anos, dona de casa aposentada, moradora da cidade de Gandu, pela aluna Renata Araújo Paixão, 7ª V3 da Escola Ceres Libânio do município de Gandu-Ba.

Aluno: Renata Araújo Paixão            Série: 7ªV3     
 Professora: ELANE LIMA

MEMÓRIA LITERÁRIA

Entrevista feita pela aluna Renata Araújo Paixão.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores