quinta-feira, 4 de novembro de 2010

MEMÓRIAS

Memórias

Sinto uma emoção muito forte quando me lembro do meu primeiro dia de aula. Havia muitas crianças na escola, algumas conversavam, mas quando a professora olhava meio enviesada todos se calavam e prestavam atenção na aula. Era tão bom estar ali, ver a professora com vontade de ensinar, e, nós, alunos com desejo de aprender.
Na hora do recreio, todo mundo se divertia, a meninada pulando corda, jogando bola, brincando de roda, era um corre-corre danado. E, eu? Bem eu ficava só olhando, pois não podia brincar, mas, eu ficava alegre vendo os colegas brincando. Esse foi o dia mais feliz da minha vida.
Quando acabou o recreio, retornamos à sala para continuar a aula que era sobre as vogais. A professora chamava a cada um de nós até a mesa para tomar a lição e, ai de quem errasse uma letra. Sem seguida, fazíamos o exercício que era a cópia das vogais, no caderno, quando terminou a aula. Aquele dia para mim foi especial, ao voltar para casa, eu era outra pessoa, estava muito feliz, dava para perceber isso no meu rosto. Então, quando fui dormir já estava pensando como será o meu segundo dia de aula? Tão bom e alegre quanto o primeiro?
Como eu era paraplégica e sou até hoje, ia para a escola com meus dois “porretes”, pois ainda aguentava andar, já que não possuía muletas e nem cadeiras de rodas. Hoje, não tenho mais forças nas pernas.
Naquele tempo, não pude continuar fazendo o que mais gostava, que era estudar. Fiquei na escola durante dois meses aproximadamente, e, só aprendi algumas letras do alfabeto. Nós morávamos na Fazenda Reunidas e tivemos que nos mudar para outra fazenda, aqui mesmo no município, foi muito triste para mim, abandonar a escola.
Quando chegamos lá na nova moradia, qual foi minha tristeza, fiquei sabendo que não havia escola ali por perto, como era deficiente não podia me deslocar para longe e nem havia transporte escolar como hoje. Por isso, fiquei sem aprender a ler e escrever. Só me restou um lápis, uma caneta, um caderno, como também, a saudade da minha escola e a vontade de aprender.
Atualmente, moro no mesmo lugar da minha primeira escola, para minha felicidade voltei a estudar aos 41 anos de idade, em uma escolinha próxima a minha casa, em um projeto chamado TOPA. Hoje, estudo com o mesmo objetivo de antigamente que é desbravar os conhecimentos que foram interrompidos durante esses longos anos de minha vida. Mas a escola que eu frequento hoje, não é como a primeira, pois aquela minha escola e o meu primeiro dia de aula são especiais para mim, são inesquecíveis.
Aluno: Vanderson         Série: 6ªv3          
 Professora: Indaiá Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores