terça-feira, 6 de setembro de 2011

REPENSANDO O 7 DE SETEMBRO



E O BRASIL É INDEPENDENTE?
7 DE SETEMBRO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL ....

Comemora-se no 7 de setembro a “Independência do Brasil” em relação a Portugal, passando o Brasil a ser um estado autônomo, mas, à época, os interesses estrangeiros continuaram predominando no país. De lá para cá, muita coisa mudou.

Para se falar em independência precisamos ampliar o termo, não só pensá-lo como um país que não seja uma colônia, mas um país que possa gerir e gerar suas riquezas independentemente de outros países. E neste sentido, nos nossos dias, não há um país independente.

O mundo globalizado exige uma interdependência entre as nações. Muitos países produzem algo em excesso e essa sobra pode e deve ser exportada, mas ninguém produz tudo o que precisa. Todos os países sempre dependerão de outras nações, que por sua vez também produzem algo em excesso.
Em 1822, o Brasil conseguiu sua independência formal, livrando-se do colonizador português. Mas, isso não alterou substancialmente o regime econômico-social existente.

A independência do país ficou conhecida como a mais conservadora das Américas, nada comparável à revolução negra no Haiti, às lutas pela América espanhola ou mesmo à independência dos EUA.

A independência foi um “arranjo político” entre setores da elite brasileira na época – que foram beneficiados com a transferência para o Rio de Janeiro da família real, em 1808, e com a implementação de uma série de medidas como liberação dos portos –, com o príncipe herdeiro de Portugal. Cuidadosamente, esses grupos procuraram manter as massas fora do processo e adotaram como regime político a monarquia.

Para garantir o reconhecimento da independência brasileira, foi realizado um acordo, no qual o Brasil assumiu uma dívida de Portugal com a Inglaterra. Assim, começou nosso endividamento e nossa dependência econômica da maior potência capitalista da época. O Brasil passaria da antiga dominação colonial portuguesa para novas formas de dependência, a princípio da Inglaterra e mais tarde, no século 20, dos EUA.

 De lá para cá, o Brasil continuou transferindo suas riquezas para as grandes potências mundiais, demonstrando que alcançamos apenas uma pseudo-independência. O fato é que a independência do Brasil ainda não foi feita. A independência política formal não acabou com nossa subordinação aos grandes centros do capitalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores