quinta-feira, 4 de agosto de 2011

REGULAMENTO DA GINCANA

Queridos estudantes,
            Fundamentados na proposta curricular da nossa escola e no consenso do corpo docente, equipe gestora e pedagógica dessa unidade de ensino, planejamos a GINCANA 2011- BRINCANDO E APRENDENDO, com atividades que propiciem aprendizagem aliada ao processo de integração, estreitamento das relações interpessoais, confraternização e muita alegria.
         Contamos com o apoio, responsabilidade, entusiasmo e empenho de vocês na execução das tarefas apresentadas durante o período da gincana – 1º a 12 de agosto de 2011.
         O evento será um sucesso graças às bênçãos de Deus e a vontade e participação ativa, pacífica, solidária, colaborativa, amiga e cidadã de todas as pessoas envolvidas na Gincana.
         Apresentamos a seguir informações e ou orientações sobre a GINCANA 2011. Colocamo-nos a disposição para quaisquer esclarecimentos.
         Abraços fraternos
         Maria das Graças Souza Moreira
         Jailma Pires Machado
         Coordenação pedagógica


GINCANA 2011
1.      NOME: BRINCANDO E APRENDENDO
2.      TEMA: INTEGRAÇÃO, APRENDIZAGEM E ALEGRIA NA FORMAÇÃO CIDADÃ.
3.      PERÍODO: 01 A 12 DE AGOSTO DE 2011
4.      PÚBLICO: DISCENTES DA UNIDADE DE ENSINO
5.      ÁREAS CURRICULARES: TODAS
6.      LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA CERES LIBÂNIO
7.      COMISSÃO ORGANIZADORA: EQUIPE GESTORA E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

GINCANA COOPERATIVA E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
            “ A escola, entre tantas outras funções, é também um meio de socialização, um espaço não só de aprendizado de conteúdos, mas um ambiente de formação contínua, tendo claro que o aluno é sujeito transformador e traz conhecimentos prévios. As tarefas a serem desenvolvidas durante a gincana propõem o conhecimento, a integração, entretenimento, lazer, consolidação de amizades, socialização de informações e saberes, numa busca constante pela participação efetiva dos alunos no âmbito sócio-educativo-cultural e no ingresso ao lúdico, ao espírito de equipe e tantas outras capacidades que se apresentarão no decorrer do processo.
            A gincana deverá ser um estímulo no processo de aprendizagem e de participação não só do aluno como do próprio professor, onde aluno e professor poderão mostrar garra, perspicácia e precisão. Todos devem ter a consciência de que a pontuação e a premiação sejam encaradas apenas como mais um estímulo, já que ter objetivos faz parte da vida do ser humano. Ao contrário de estimular a competição, estimularemos a cooperação e a alegria da participação.
            Assim, alguns valores e princípios éticos devem ser observados e praticados. Cidadania se aprende com exercícios de participação. Uma gincana requer trabalho de equipe, envolvimento, que todos se integrem e participem ativamente. Ter clareza de que as ideias que vão direcionar o trabalho não serão de competição, mas de cooperação. As tarefas terão esse objetivo.
            Nesse momento é possível aprender brincando com o verdadeiro espirito  e atitudes de equipe. O que se deseja é favorecer o envolvimento da comunidade (professores, alunos, pais, funcionários...) em torno de uma busca comum: crescer na consciência de que é cidadão quem participa e se envolve de forma entusiástica e colaborativa. ”  Fonte: Jornal Mundo Jovem.


ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A GINCANA
1.      Todos os alunos precisam conscientizar-se da importância do papel e função de cada um na execução das tarefas da gincana.
2.       Foram formadas 04(quatro) equipes através de sorteio entre as turmas. (Em anexo)
3.      Cada líder de sala (professor e aluno) deverá acompanhar a turma nos preparativos e desenvolvimento da gincana e motivá-los para todo o processo.
4.      A equipe gestora, coordenação pedagógica e articulação de área estarão à disposição para quaisquer esclarecimentos de dúvidas. (ver nomes em anexo)
5.      As atividades desenvolvidas em sala de aula serão acompanhadas e orientadas pelos respectivos professores de cada disciplina.
6.      O estudante que não executar as tarefas propostas e ou solicitadas não será contemplado com a pontuação final da gincana.
7.      Durante alguns dias da semana que antecede a gincana será disponibilizado e publicado um cronograma para reunião dos líderes e das equipes.
8.      Cada equipe escolherá uma pessoa para coordenação geral e uma pessoa para relator da equipe
9.      Durante os horários de reunião das equipes e ou coordenação, todos os integrantes deverão participar ativamente e de forma ordeira das discussões e decisões sem algazarra.
10.  Todas as atividades coletivas do dia da gincana serão executadas na escola. Não será permitido o deslocamento dos estudantes para área externa a escola, ou seja, os estudantes não poderão sair da escola durante as tarefas no dia da gincana. Por esta razão todas as tarefas surpresas serão executadas com os recursos encontrados nas dependências da escola.


TAREFAS DE PERSONALIZAÇÃO DAS EQUIPES 

11.  A equipe deve criar:

·         um grito de guerra. Tarefa cumprida (100 pontos)
·         um nome para a equipe. Tarefa cumprida (100 pontos)
·         uma música para a equipe. Tarefa cumprida (100 pontos)
·         uma mascote .Tarefa cumprida (100 pontos)
·         caracterizar todos os integrantes com a cor da equipe com quaisquer detalhes, a exemplo de (pode ser lenço na cabeça ou pescoço, fita no braço ou cabeça, faixa de tecido, cinto, flor, etc. ). Tarefa cumprida 200 pontos

12.  A equipe também será pontuada pela:

·         Animação: tarefa cumprida 100 pontos
·         Disciplina: tarefa cumprida 100 pontos
·         Organização: tarefa cumprida 100 pontos
·         Equipe solidária e amiga: tarefa cumprida 100 pontos

13.  As tarefas dos itens 11 e 12 serão coletivas, uma por equipe, ou seja, as 3(três) turmas apresentam um só produto final da tarefa solicitada. Exemplo: Um só grito de guerra, uma única música, uma única mascote, etc para as três turmas que formam a equipe.
14.  Além da premiação das medalhas, a equipe vencedora terá um brinde.
15.  A culminância da Gincana acontecerá com uma confraternização entre todos os estudantes numa tenda eletrônica.

16.  TAREFAS ANTECIPADAS:

16.1.PAIS CANTORES
Cada equipe vai escolher um pai ou mãe para cantar uma música no dia da gincana acompanhada de um instrumento musical (violão, sanfona, atabaque, etc.). Tem que ser individual e somente um instrumento. Tarefa cumprida: 200 pontos

16.2. PAIS DANÇARINOS

Cada equipe vai escolher um pai ou mãe para dançar no dia da gincana. A música será indicada pela comissão julgadora na hora da atividade. Tarefa cumprida: 200 pontos

16.3. SOLETRANDO

Todos os estudantes devem ler e interpretar os textos trabalhados pelos professores nas tarefas curriculares antecipadas, bem como os textos postados no BLOG da escola como tarefa da gincana. Ressaltamos a importância do estudo do vocabulário dos referidos textos. O soletrando acontecerá com palavras retiradas dos textos mencionados. As regras do soletrando serão apresentadas pela comissão julgadora no dia da gincana. O 1º lugar (1.000 pontos); 2º lugar (800 pontos); 3º lugar(600 pontos); 4º lugar(400 pontos).  

16.4.SOLIDARIEDADE E CIDADANIA

Cada equipe deverá arrecadar agasalhos (roupas, cobertores, etc. em condições de uso), para serem doados a uma instituição carente. A pontuação será consequência da maior quantidade de agasalhos recolhidos, em condição de uso. O 1º lugar (2.000 pontos); 2º lugar (1.600 pontos); 3º lugar (1.200 pontos); 4º lugar (800 pontos). A equipe vencedora da gincana fará a doação em data marcada pela comissão. A tarefa deve ser cumprida até o 5º horário de aula do dia 10 de agosto de 2011, nos respectivos turnos de aula. A comissão organizadora fará a contagem e guardará o resultado para ser divulgado no dia da gincana.

16.5.PATRIMÔNIO IMATERIAL DE GANDU

Cantar o HINO DE GANDU em ritmos brasileiros diferentes. Pode ser um só componente da equipe ou vários, a critério. Tarefa cumprida: 1000 pontos

17.  PREMIAÇÃO:

1º lugar - Medalha de (2,0) dois pontos para as disciplinas curriculares;
2º lugar - Medalha de (1,5) um ponto e meio para as disciplinas curriculares;
3º lugar - Medalha de (1,0) um ponto para as disciplinas curriculares;
         4° lugar – Medalha de (0,5) meio ponto para as disciplinas curriculares.

18.  COORDENAÇÃO GERAL DA GINCANA:

EDNALDO RAMOS - JAILMA P. MACHADO - MARIA DAS GRAÇAS S. MOREIRA - ROSEMARY SOARES - SILVANY SILVA SANTOS - SIRLENE LUZ  -  WILLEBRANDES - THIAGO SOUZA SANTOS

19.  COORDENAÇÃO DAS EQUIPES:

A Coordenação será composta por 12 pessoas (dois alunos e dois professores de cada turma), a se ver:

EQUIPES DO MATUTINO

EQUIPE 01 – 5ªM2 – 7ªM2 -8ªM1 - AZUL
Professores: Cinara – Dayse –  Jociane – João de Deus – Cintia Valéria - Elma
Alunos: whagno dos Santos – Sabrina Oliveira – Caio Serafim – Caio Angelo

EQUIPE 02 5ªM4 – 6ªM1 – 7ªM1 - PRETO
Professores:  Nilcélia – Vilma – MarceloValtervan – Isaclara – Domingos
Alunos:  Lindoilson – Marineuza – Gabrielle – Fabio

EQUIPE 03 – 5ªM1 – 6ªM2 – 7ªM3 - VERMELHO
Professores: Adailton – Ednalva – Débora – Valdeci – Suely – Rosângela
Alunos: Marcia – Luciana – Carol –

EQUIPE 04 – 5ªM3 – 6ªM3 – 8ªM2 - AMARELO
Professores: Cristina – Marcelo – Elane – Iris – Síntia Almeida – Valtervan
Alunos: Ingrid – Gabriela, Jamile – Laila -  


EQUIPES VESPERTINAS

EQUIPE O1 – 5ªV4 – 7ªV3 – 8ªV2 - PRETO
PROFESSORES: Irade – Suely ClemildaAntonio Neto – Cinara – Isabel Cristina – Adailton – Leo
ALUNOS: Larissa – Lázaro – Catiane – Ailton – Stefane – Gabriele

EQUIPE 02 – 5ªV1 – 6ªV2 – 7ªV2 - AMARELO
PROFESSORES: Elane – Joaquim – Mõnica – Big – Débora - Mery
ALUNOS: Daiane – Edileuza – ramon – Elionara – Evenlin – Franciely

EQUIPE 03 – 5ªV3 – 6ªV3 – 7ªV1 - VERMELHO
PROFESSORES: Indaiá – EdnéaDomingo – Wendel – Noraney - Valtervan
ALUNOS: Rita de Cassia – Fernanda – Lívia frança – Vinicius - Tatila Lima – Dávila Lima –

EQUIPE 04 – 5ªV2 – 6ªV1 – 8ªV1 - AZUL
PROFESSORES: Ana Cristina – Késia – Iris – Israel – Eliene - Marcelo
ALUNOS:  Crislane – Lucas – Mateus – Jonatas – Rafael e valdicleide

20.  CRONOGRAMA DE REUNIÃO:

EQUIPE DE COORDENAÇÃO:
·         Quarta feira – 5º horário de aula
·         Quinta feira – 1º horário de aula
·         Sexta feira – 1º horário de aula
·         Segunda feira - 1º horário de aula
·         Terça feira - 1º horário de aula

           REUNIÃO COM AS TURMAS QUE COMPÕE A EQUIPE

·         Quinta feira - 5º horário de aula: Equipe 02(quadra) – equipe 03(auditório)
·         Sexta feira – 5º horário de aula: Equipe 01(quadra) – equipe 04(auditório)
·         Segunda feira – 5º horário de aula: Equipe 01(quadra) – equipe 04(auditório)
·         Terça feira – 5º horário de aula: Equipe 02(quadra) – equipe 03(auditório)

21.   Outras informações, mudanças ou novas tarefas poderão ser apresentadas a qualquer momento, sempre quando necessário e a critério da comissão organizadora.
      

3 comentários:

  1. PERGUNTEI A UM SÁBIO A DIFERENÇA QUE HAVIA ENTRE AMOR E AMIZADE,ELE ME DISSE ESSA VERDADE...
    O AMOR É MAIS SENSÍVEL,A AMIZADE É MAIS SEGURA.
    O AMOR NOS DÁ ASAS,A AMIZADE O CHÃO.
    NO AMOR A MAIS CARINHO,.NA AMIZADE COMPREENSÃO.
    O AMOR É PLANTADO E COM CARINHO É CULTIVADO,A AMIZADE VEM FACEIRA E COM TROCA DE ALEGRIA E TRISTEZA,TORNA-SE UMA GRANDE E QUERIDA COMPANHEIRA.
    MAS QUANDO O AMOR É SINCERO ELE VEM COM GRANDES AMIGOS, E QUANDO A AMIZADE É CONCRETA ELA É CHEIA DE AMOR E CARINHO.
    QUANDO SE TEM AMIGOS COMO VOCÊ.
    AMBOS SENTIMENTOS COEXISTEM DENTRO DO SEU CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. TURMA;8M-2
    TURNO: MATUITINO
    COR:AMARELA

    ResponderExcluir
  3. PARA VER MAIS COISA sobre amizade ACESSE NOSSO BLOG:HTTP//vannyfarias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seguidores