quinta-feira, 9 de outubro de 2014

ESCOLA MUNICIPAL CERES LIBÂNIO IV GINCANA CULTURAL



TEMA: Aluno Educado. Patrimônio Preservado!
 
OBJETIVO: promover atividades que propiciem a construção e apropriação do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e competências diversas, a exemplo do espírito de cooperação, planejamento, solidariedade, companheirismo, disciplina, respeito ao outro, respeito ao patrimônio escola, convivência sadia entre os alunos, dentre outras.
PÚBLICO ALVO: Estudantes do ensino fundamental II, professores e demais funcionários da escola.
COMISSÃO ORGANIZADORA: Jandaíra, Silvany, Ednaldo, Jailma, Graça, Eliene Silva, Clemilda, Deyse, Vilma.
SISTEMATIZAÇÃO DO PROJETO: Maria das Graças Souza Moreira, Jailma Pires Machado, Eliene Silva
REGULAMENTO DA GINCANA - ANO LETIVO: 2014

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º - Todos os alunos regularmente matriculados poderão participar da IV Gincana Cultural da Escola MUNICIPAL PROFESSORA CERES LIBÂNIO.
Art. 2º - As equipes serão padronizadas por cores. Todos os componentes deverão utilizar a cor da sua equipe nos dias de provas para identificarem sua equipe.
Art. 3º - Professores, Equipe Gestora, equipe pedagógica e demais funcionários deverão estar comprometidos e empenhados na realização desse evento.
Art. 4º - A Gincana terá uma comissão organizadora composta pela direção, coordenação pedagógica e articuladores de área.
Art. 5º – Todos os envolvidos deverão conhecer este regulamento.
§ 1º - Publicar o regulamento no blog e no mural.
§ 2º - Os professores deverão ler e discutir o regulamento com todos os alunos, conforme data definida pela comissão.
Art. 6º – Os jurados serão escolhidos entre pessoas que não tenham vínculo com a Escola, cabendo aos mesmos julgar válida ou não qualquer tarefa.
Parágrafo Único: As atividades antecipadas/cumpridas que acontecerem durante o processo, a comissão irá acompanhá-las e julgá-las sem a necessidade de convocar corpo de jurados.
Art. 7º - A Culminância da gincana será realizada no dia 04/11/2014, das 8:00 ás 16:00 horas.
§ 1º As tarefas antecipadas serão entregues e socializadas pelos professores aos líderes das equipes, até o dia 31/10/14
§ 2º - A prova de conhecimento será realizada no dia 17/10/2014
Art. 8º - Todos os componentes das equipes deverão apresentar um comportamento digno e que revele companheirismo e espírito esportivo, sendo terminantemente proibido qualquer forma de agressão, insulto ou outra atitude que venha comprometer ou desvirtuar os reais objetivos da gincana, sob pena de sanções pertinentes.
DAS EQUIPES
Art.9º - Serão formadas as equipes dentre as turmas de Ensino Fundamental a,saber:
EQUIPE
TURMAS
PROFESSORES COORDENADORES
EQUIPE AMARELA
Todas matutino, conforme divisão feita pela comissão
Elma, Isa, João Jociane, Marcelo, Marineide, Israel
EQUIPE AZUL
Todas matutino, conforme divisão feita pela comissão
Sintia Almeida Vilma, Eliene Santiago, Kézia,
EQUIPE VERMELHA
Todas matutino, conforme divisão feita pela comissão
Indaiá, Domingos, Joaquim, Wendell Reis, Ednea, Cintia Valéria,
EQUIPE ROSA
Todas vespertino, conforme divisão feita pela comissão
Cinara, Joélia, Irade,  Débora, Mônica, Iris
EQUIPE PRETA
Todas vespertino, conforme divisão feita pela comissão
Ednalva, Adailton, Valter,  Clemilda, Isabel Cristina
EQUIPE VERDE
Todas vespertino, conforme divisão feita pela comissão
Elane,  Wendell Leite, Ana Cristina, Suely, Joce, Rosemary
EQUIPE AMARELA
5ª/6ª N 1- N3 e 7ª/8ª N2
 Eliene Santiago, Sirlene, Rita
EQUIPE AZUL
5ª/6ª N 2 e 7ª/8ª N 1
Ednea, Isa, Norma, Joce
EQUIPE VERMELHA
5ª/6ª N 4 e 7ª/8ª N 3
Valdineia, Marcelo, Marineide, Celiene
Comissão organizadora

Jandaíra, Silvany, Ednaldo, Jailma, Graça, Eliene Silva, Clemilda, Thiago, Vilma.
Equipe de suporte técnico

 Nívea, Zenildo, Nilcélia, Marinês, Marcone, Nailda, Dina, Sione, Thiago, Uilliam e Josinete Pereira.
Equipe de apoio

Sonia, Almerinda, Claudia, Thais, Eliete, Rute, Rose, Margarete, Miranda, Ivan
Art. 10 - Cada equipe terá a orientação dos professores coordenadores.
Art.11 - As equipes deverão escolher, junto com o professor líder/coordenador, um representante de cada turma que compõe a equipe. Depois cada equipe escolhe dentre estes representantes, dois líderes para representar as equipes, quando necessário.
Art.12 - È de inteira responsabilidade da equipe e seus professores líderes/coordenadores, a identificação dos participantes e das torcidas no decorrer da gincana.
Art.13 - A equipe e seus respectivos líderes/coordenadores, deverão se apresentar às 07:30 horas, no local onde as atividades serão realizadas( com tolerância de 10 minutos), sob pena de serem subtraídos 100 pontos do total obtido pela equipe.
Art.14 - É proibido o uso de papel picado, apitos, fogos de artifício e aparelhos de som pela torcida organizada.
Art. 15 - No dia da realização da gincana cultural, cada equipe terá à sua disposição uma sala de aula,
(será sorteada) que lhe servirá de S.A. (SALA DE APOIO).
Cada equipe deverá devolver a S.A na mesma condição que lhe foi entregue, sob pena de perder 200 pontos caso o ambiente, o imobiliário seja depredado, além do responsável pelo ato ser penalizado, conforme regimento da escola.
Art.16 - Os componentes de uma equipe não poderão entrar na S.A de outra equipe, nem atrapalhar de qualquer forma o trabalho dela, sob pena de receber punição, inclusive eliminação, a ser definida pela comissão julgadora.
DAS PROVAS
Art.17 - A gincana abrangerá: Prova de conhecimentos e Provas esportivas e/ou coletivas.
Art. 18 - A apresentação das tarefas obedecerá à ordem pré-estabelecida através de sorteio.
Art. 19 - Os recursos (protestos) deverão ser encaminhados à comissão julgadora pelos líderes, por escrito até o prazo máximo de dez minutos após a apresentação da tarefa sobre a qual está incidindo o recurso.
Art. 20 - Todos os recursos levados a julgamento serão decididos por maioria absoluta, considerando-se o conjunto dos integrantes da comissão julgadora.
Art. 21 - Os alunos que participarem de uma prova não poderão participar de outra, assim, será possibilitada a participação de todos.
DA PONTUAÇÃO
Art. 22 - As provas terão seus valores estabelecidos pela coordenação geral da gincana.
Art. 23 - Serão divulgados no início de cada prova.

DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Art. 24 - Ao término da gincana será declarada campeã a equipe que contabilizar o maior número de pontos. Em caso de empate entre duas ou mais equipes será colocada uma atividade surpresa e, ganhará aquela que ganhar essa prova.
DA AVALIAÇÃO
Art. 25 - A gincana será contada como uma atividade avaliativa do 4º bimestre e valerá de 0,5 a 2,0 pontos que serão somados a média bimestral, ou seja, não faz parte dos momentos avaliativos dispostos no PPP, é uma atividade bônus.
Art. 26 - As notas da gincana serão assim distribuídas:
1º lugar..........................................2,0
  2º. lugar........................................1,5
3°. Lugar.......................................1,0
4º lugar.........................................1,0
  5º lugar.........................................0,5
6º lugar.........................................0,5
 DAS PENALIDADES
Art. 27 - A equipe (ano/série) que não participar da gincana não somará os pontos obtidos por sua equipe.
Art. 28 - A participação do aluno na gincana será avaliada individualmente pelos professores líderes/coordenadores.
Art. 29 – Os professores líderes/coordenadores deverão colher às assinaturas de presença dos alunos nos encontros, na execução das tarefas e no dia da culminância. 
Art. 30 – As listas ficarão sobre a responsabilidade dos professores coordenadores. Os alunos que não estiverem presentes e envolvidos na gincana não deverão assinar a freqüência, comprometendo assim a pontuação para o 4º Bimestre.
Art. 31 - Não será permitido nenhum tipo de desacato ao corpo de jurado ou a comissão organizadora, sob pena da equipe ser punida com a perda de 100 pontos, e o aluno ser punido segundo o regimento escolar.
Art. 32 - No momento das atividades, todos os componentes das equipes deverão respeitar as apresentações, não sendo permitido vaiar, gritar ou outra forma de desrespeito, sob pena de a equipe perder 100 pontos.
Art. 33 - Não será permitido o uso de bebidas alcoólicas ou uso de qualquer tipo de arma por parte dos integrantes das equipes, sob pena de perda de 200 pontos, e consequentemente punição do aluno, conforme o regimento escolar.
Art. 34 - Todo e qualquer descumprimento deste regulamento terá sua pena. A propósito, as que não foram citadas neste regulamento, serão definidas pela comissão organizadora da gincana no ato do descumprimento..
DA CLASSIFICAÇÃO
Art. 35 - Será classificada em 1º lugar a equipe que obtiver a maior pontuação dentre as equipes.

DA PREMIAÇÃO
Art. 36 -  Será o valor dos pontos obtidos como avaliação bônus.

DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 37 - Fica firmado neste regulamento que qualquer problema que surgir no decorrer da gincana e não estiver aqui mencionado será responsabilidade da comissão organizadora decidir, sem que haja qualquer intervenção das equipes.

Faço cumprir todas as exigências deste regulamento.
Gandu, 12 de agosto de 2014

Jandaíra Fernandes
Diretora  
                                                 
Silvany Silva dos Santos
Ednaldo Ramos
Cintia Valéria
Vice-diretores

Jailma Pires Machado
Maria das Graças Souza Moreira
Coordenação Pedagógica

Clemilda
Eliene Silva
Vilma Santos
Articuladoras de área

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