AVALIAR É PRECISO!!!!
A escola desde 2006 vem realizando a avaliação institucional com o objetivo de identificar os problemas que imperram o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem no âmbito da instituição, como também os fatores que contribuíram para o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico já existente, havendo retorno dos resultados.
Em 2011 essa avaliação ocorreu também no âmbito da escola, abordando outras dimensões, com a presença de membros da comunidade escolar e também do entorno como: pais de aluno, representantes de entidades, órgãos públicos.
A Avaliação Institucional ocorreu em três turnos. Cada turno discutiu mais de uma dimensão com o auxílio de um coordenador e um relator. Esses foram convidados pela coordenação ou direção para fazerem parte desse momento. Ademais também passaram por um processo de estudo e treinamento a respeito desse processo avaliativo.
Os avaliadores foram escolhidos da seguinte forma: alunos mais envolvidos no processo educacional ( 02 por sala), envio de convites para os pais que já fazem parte do Conselho Escolar e mais dois (02) representando cada turma , para professores, funcionários da escola e representantes das entidades e órgãos públicos .
Os avaliadores a cada momento de votação apresentavam uma plaqueta demonstrando sua opinião a respeito da escola. A saber, a plaqueta de cores vermelha, amarela e verde. A primeira representa insatisfação total, a segunda insatisfação parcial e a última, satisfação.
Durante o processo avaliativo os avaliadores demonstraram entusiasmo, pois compreenderam que estavam fazendo parte de um processo democrático no qual exerceram a cidadania, apontando os erros e acertos da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário