terça-feira, 27 de setembro de 2011

ALUNOS DO CERES PARTICIPAM DA EXPO GANDU 2011










ALUNO DO CERES GANHA CONCURSO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Wanderson Santos de Jesus, 8ºM2, participou do Concurso CAMPO LIMPO - 2011 e ficou na segunda  colocação entre os textos inscritos.

PARABÉNS GAROTO!!!!



CONFIRA A PRODUÇÃO!!!



Hoje em dia o meio ambiente está sendo vítima de muitos atos de poluição, que conseqüentemente está afetando a população, as doenças são as principais conseqüências e tendo como autores dessa degradação ambiental os próprios  cidadãos .
Tem o caso da coleta seletiva que ajuda bastante, porém não estão disponíveis para todas as cidades, inclusive a zona rural que nem coleta tem, por isso, acabam jogando o lixo em qualquer local, dessa forma se proliferam as doenças e bactérias, o que na verdade contribui para que o problema se multiplique ainda mais devido à falta de saneamento básico e de atendimento médico.
 Já as embalagens de agrotóxicos, o certo seria lavar, embalar e devolvê-las, com suas respectivas tampas e rótulos, para a unidade de recebimento indicado na nota fiscal, mas os locais de coleta é de difícil acesso, devido as condições financeiras de esses trabalhadores rurais irem até as cidades, ou  mesmo a falta de informação permite que as embalagens sejam reutilizadas  de forma inadequadas ou até mesmo são usadas em plantações produzindo enorme poluição da água nos lençóis freáticos.
Cabem as pessoas se conscientizarem do seu papel como cidadão, ser atuante da sociedade e perceber – se como o responsável pelo futuro do meio ambiente, este a cada dia tem mostrado a sua força, quando acontecem as catástrofes ecológicas que vem acontecendo nos últimos tempos.


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

POEMAS

Confira o resultado do concurso POETAS DA LIBERDADE, realizado em nossa escola.

1º LUGAR

BRASIL
Saulo S. Cardoso (5ª SÉRIE M4)

Ó minha pátria amada
O seu bem eu sempre quero
Simboliza muitas coisas
O seu verde e amarelo

O seu ouro e as matas
Suas aves e suas flores
A sua felicidade
Sua gratidão e os amores

As  pessoas sofrem muito
Nesse Brasil arretado
Mas do rosto nunca sai
O sorriso estampado

As pessoas são valentes
E não vem de hoje não
Pressionaram a princesa
Contra a escravidão

Muita coisa aconteceu
Nessa longa estrada
Te adoro meu Brasil
Salve a minha PÁTRIA AMADA!

2º LUGAR

A MINHA PÁTRIA
Graziele (5ª SÉRIE V3)

A minha pátria é boa
Boa de verdade
Nós a amamos
Com muita sinceridade.

As águas correm para o rio
O rio corre para o mar
Na nossa pátria
O seu filho sempre tem um lar.

Não gosto de gente rebelde
E nem de agressão
É por isso que á pátria
É uma boa nação.

A pátria só tem alegria
Respeito e amor
Nós somos uma família que
Tem pouco preconceito de cor.

3º LUGAR


Nossa Pátria
Huanderson M. dos Santos (5ª SÉRIE M2)

A nossa pátria é
Um lugar muito querido
Vem muitas pessoas de fora
Para conhecer o nosso Brasil

A nossa pátria é
Um lugar de povo gentil
Belo e visto,
Esse é o nosso querido Brasil.

O Brasil é um lugar bom de si admirar
Pois aqui tem muita paisagem natural
E lugares para você relaxar


Parabenizamos a todos os incritos pela participação.

Jailma Machado e Graça Moreira
Coordenação Pedagógica 







quarta-feira, 14 de setembro de 2011

SEMANA DE PROVA - CONFIRA PROGRAMAÇÃO

CONFIRA AS PROVAS E DIAS DE APLICAÇÃO!!!!!

CALENDÁRIO DE PROVAS DA III UNIDADE


16/09
Matemática

19/09
Ciências e Eixos Temáticos

20/09
Português

21/09
História e Artes

22/09
Geografia e Educação Física
23/09
Inglês



sexta-feira, 9 de setembro de 2011

terça-feira, 6 de setembro de 2011

REPENSANDO O 7 DE SETEMBRO



E O BRASIL É INDEPENDENTE?
7 DE SETEMBRO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL ....

Comemora-se no 7 de setembro a “Independência do Brasil” em relação a Portugal, passando o Brasil a ser um estado autônomo, mas, à época, os interesses estrangeiros continuaram predominando no país. De lá para cá, muita coisa mudou.

Para se falar em independência precisamos ampliar o termo, não só pensá-lo como um país que não seja uma colônia, mas um país que possa gerir e gerar suas riquezas independentemente de outros países. E neste sentido, nos nossos dias, não há um país independente.

O mundo globalizado exige uma interdependência entre as nações. Muitos países produzem algo em excesso e essa sobra pode e deve ser exportada, mas ninguém produz tudo o que precisa. Todos os países sempre dependerão de outras nações, que por sua vez também produzem algo em excesso.
Em 1822, o Brasil conseguiu sua independência formal, livrando-se do colonizador português. Mas, isso não alterou substancialmente o regime econômico-social existente.

A independência do país ficou conhecida como a mais conservadora das Américas, nada comparável à revolução negra no Haiti, às lutas pela América espanhola ou mesmo à independência dos EUA.

A independência foi um “arranjo político” entre setores da elite brasileira na época – que foram beneficiados com a transferência para o Rio de Janeiro da família real, em 1808, e com a implementação de uma série de medidas como liberação dos portos –, com o príncipe herdeiro de Portugal. Cuidadosamente, esses grupos procuraram manter as massas fora do processo e adotaram como regime político a monarquia.

Para garantir o reconhecimento da independência brasileira, foi realizado um acordo, no qual o Brasil assumiu uma dívida de Portugal com a Inglaterra. Assim, começou nosso endividamento e nossa dependência econômica da maior potência capitalista da época. O Brasil passaria da antiga dominação colonial portuguesa para novas formas de dependência, a princípio da Inglaterra e mais tarde, no século 20, dos EUA.

 De lá para cá, o Brasil continuou transferindo suas riquezas para as grandes potências mundiais, demonstrando que alcançamos apenas uma pseudo-independência. O fato é que a independência do Brasil ainda não foi feita. A independência política formal não acabou com nossa subordinação aos grandes centros do capitalismo.

Seguidores